sábado, 6 de abril de 2013

Um ano para apreciar a Aurora Boreal

Com a renovação do ciclo solar, a experiência no Polo Ártico é ainda mais intensa. Veja a seguir os melhores destinos para quem quer fugir das viagens comuns e se aventurar em busca deste fenômeno natural

Por Naiara Araújo



 
 
As incríveis paisagens formadas pela aurora boreal despertam cada vez mais a curiosidade de viajantes. Quem sempre sonhou com este passeio não pode deixar de aproveitar as luzes e cores previstas para 2013. As tempestades solares observadas no céu das regiões polares ficam mais intensas a cada 11 anos, por causa do ciclo de atividade do Sol, que permite o auge das manchas solares. Segundo pesquisadores, neste ano começa o novo ciclo, que além de deixar o espetáculo natural ainda mais encantador, aumenta as chances de apreciação.

Lucimara Martins, professora do curso de Mestrado em astrofísica da Universidade Cruzeiro do Sul, explica que o que deixa o céu com o aspecto extraordinário é a colisão de partículas eletricamente carregadas com átomos da atmosfera terrestre, ocasionada por ventos solares. Os primeiros registros da aurora boreal foram encontrados em textos astronômicos babilônicos, em 567 antes de Cristo, mas as auroras foram reconhecidas como tempestades geomagnéticas somente em 1859. "As auroras aparecem tanto como um brilho difuso ou como cortinas. E em alguns momentos elas formam arcos estáticos", explica a professora.

Lugares como o norte do Canadá, Alasca, Islândia, Groenlândia, norte da Escandinávia, Sibéria e Noruega normalmente são procurados por serem vizinhos do Polo Ártico, mais propício à visualização do espetáculo luminoso. O fenômeno costuma acontecer nos meses de setembro, outubro, janeiro, fevereiro e março e pode ser melhor observado durante a noite.

Os brasileiros interessados em trocar o colorido do céu tropical pelas fantásticas tonalidades da aurora boreal, já podem contar com agências de viagens nacionais especializadas neste tipo de roteiro. A carioca Geotrip foi a pioneira e desde 2006 leva grupos anualmente para dois destinos no Ártico europeu, Tromso e Longyearbyen. A viagem dura 12 dias e custa cerca de R$ 12 mil por pessoa. No pacote estão inclusas as despesas áreas e terrestres, café da manhã, seguro saúde e acompanhamento de guias brasileiros.

Gastando menos, é possível observar as luzes do norte viajando para o Canadá. A Natural Ecoturismo tem pacote para um passeio com duração de 7 dias, a partir de R$ 6.400, com saídas diárias para a observação da aurora boreal em Vancouver e Whitehorse. Nesta opção, as passagens aéreas, hospedagem, translado, seguro viagem e roupas de inverno estão inclusas. Pela mesma agência é possível organizar roteiros para outros regiões do Ártico Polar.

Guia turístico especializado em aurora boreal, Daniel Japor acompanha brasileiros há sete anos na "caçada" pelas luzes. O fenômeno sofre mudanças ao longo de sua aparição e a cada saída pode-se comtemplar uma combinação de cores diferente. "Presenciar a dança frenética das luzes no céu é algo inesquecível, ainda para uma pessa que já tenha visto dezenas de vezes", afirma o guia. A experiência neste tipo de viagem permite que Daniel afirme que a principal dificuldade encontrada pelos turistas é o frio, já que as temperaturas ficam na média de 8 graus negativos. Mas com os equipamentos necessários, a experiência pode ser inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário